sexta-feira, 29 de maio de 2015

CAPACITAÇÕES EM DEFESA CIVIL NO INTERIOR: 
S2ID, CARTÃO DE PAGAMENTO E RELATÓRIO DE VISTORIA DE CAMPO

Para qualificar as informações e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Estado, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil reconhece a necessidade de preparar os municípios mato-grossenses para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Na semana de 18 a 22 de maio, uma equipe da Defesa Civil Estadual ofereceu a capacitação aos coordenadores municipais de Defesa Civil de Guarantã do Norte, Nova Canaã, Nova Guarita, Novo Mundo, Nova Santa Helena e Terra Nova do Norte.



S2ID é o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, concebido para sistematizar os processos de Registro e Reconhecimento de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública; Solicitação e Liberação de Recursos; e Fiscalização e prestação de contas. O Sistema possibilita que o histórico das informações relativas a desastres naturais e tecnológicos ocorridos no país esteja disponível para toda a sociedade e possam ser utilizadas por gestores públicos para tomada de decisões relativas ao gerenciamento de riscos e desastres. “Além de seu uso ser obrigatório para registro de desastres e para solicitação de reconhecimento de decretações desde 2012, é no S2ID que municípios e Estados podem fazer a solicitação de recursos e a prestação de contas”, contou Benedito de Araújo Gomes, coordenador de Prevenção e Preparação da Defesa Civil Estadual, que ministrou o curso aos coordenadores municipais. “A inserção de dados no Sistema é a fase mais importante para que as informações sejam confiáveis e precisas e, com isso, garantam o reconhecimento da decretação pela União e a liberação de recursos ou outros benefícios legais ao município em situação de emergência ou em estado de calamidade publica. É por isso que estamos capacitando o pessoal nos municípios, para que estejam aptos a operar o Sistema”, finalizou Araújo.


A capacitação foi realizada na Câmara de Vereadores de Nova Canaã e contou ainda com o curso sobre Elaboração do Relatório de Vistoria de Campo, com aula teórica e prática, realizado pelo comandante da Regional do Corpo de Bombeiros em Alta Floresta, tenente coronel João Rainho Junior.





Durante a semana de cursos, os coordenadores municipais também puderam aprender um pouco mais sobre o uso do Cartão de Pagamento em Defesa Civil, um meio fornecido pelo Governo Federal de repasse imediato de recursos para resposta ao desastre a Estados e Municípios em situação de Emergência ou em Estado de Calamidade Pública. As orientações em relação ao cartão foram passadas pelo coordenador da Defesa Civil Estadual, Benedito Gomes de Araújo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário