sexta-feira, 11 de setembro de 2015

CAPACITAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS 
NO INTERIOR DO ESTADO

Lisânia Ghisi
Assessoria/Secid-MT




Para ampliar a rede de voluntários em Mato Grosso, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil inicia neste mês o processo de capacitação de voluntários nos municípios do interior de Mato Grosso. A primeira cidade a receber as orientações será Rondonópolis, nos dias 22 e 23 de setembro. A capacitação acontecerá das 8h às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na rua Rio Branco, nº 2.916, no bairro Santa Marta.

INSCRIÇÕES AQUI

Com inscrições sempre abertas, a capacitação visa formar uma Rede de Voluntários de Defesa Civil para atuar antes, durante e depois de desastres ou incidentes nos municípios mato-grossenses. De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, tenente coronel Abadio José da Cunha Junior, a expectativa é capacitar o maior número de pessoas no Estado. “É por este motivo que as inscrições para o voluntariado não se encerram, pois quanto maior o número de pessoas capacitadas melhor será o trabalho desenvolvido junto à população”.  

Conforme o número de inscritos, a equipe de capacitadores se desloca até o município para atender a demanda de voluntários. A formação destas pessoas é necessária para dar suporte aos municípios no que compete às ações da Defesa Civil. 

As aulas abordarão conceitos básicos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), radioamadorismo, combate a incêndio, produtos perigosos e formação de abrigos temporários. De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, Tenente Coronel Abadio José da Cunha Junior, a formação da rede de voluntários no interior é necessária para dar suporte aos atendimentos realizados pela Defesa Civil. 






Segundo Cunha, é a população a primeira a conseguir identificar que a região sofre com algum desastre. “A pessoa sabendo como proceder previamente, contribuiu diretamente para o atendimento especializado que chega em seguida. Além disso, os conceitos abordados durante as aulas auxiliam também no salvamento de vidas”, explica. 
Até o momento 180 pessoas, em Cuiabá e Várzea Grande, realizaram a capacitação inicial e já fazem parte da Rede de Voluntários de Defesa Civil de Mato Grosso.  Também está programado, para os dias 03 e 04 de outubro, o curso em Tangará da Serra. 

Em Rondonópolis e Tangará, a capacitação de voluntários conta com a parceria das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil de cada localidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário