quinta-feira, 5 de novembro de 2015

APRENDIZADO E PARCERIA NO RIO DE JANEIRO

Texto: Cida Rodrigues / Publicidade SUPDEC MT
Fotos: Vani Cunha


O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil é formado por órgãos dos âmbitos federal, estadual e municipal. Quanto mais atuante for cada ente federativo na execução de suas competências de Defesa Civil, mais fortalecido se torna o Sistema e, por consequência, a população de cada localidade passa a ser mais protegida dos impactos de quaisquer desastres que possam ocorrer. Em Mato Grosso, a atuação do órgão estadual de Proteção e Defesa Civil avança com atividades de envolvimento da sociedade, capacitação de seu corpo técnico e dos municípios, aperfeiçoamento de suas operações, pesquisas de novas tecnologias e principalmente por meio de parcerias. E na busca por cooperação e por aprendizado junto a órgãos de referência no país, nessa semana uma equipe de Mato Grosso visitou a Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC) do Rio de Janeiro. 




Referência nacional e internacionalmente, a Defesa Civil fluminense proporcionou uma agenda de visitas e apresentações aos mais importantes departamentos da instituição. Em dois dias de visitação, o superintendente da Defesa Civil Estadual de Mato Grosso, Tenente Coronel Abadio José da Cunha Júnior, a gerente de capacitação Maria Miqueline Pereira de Almeida e a analista de desenvolvimento econômico e social, Maria Aparecida Rodrigues, puderam conhecer a forma de atuação do órgão de Defesa Civil que está entre os que mais evoluem na proteção das pessoas.



O dia 03 de novembro foi dedicado para explorar o funcionamento da Escola de Defesa Civil. A equipe de Mato Grosso foi recepcionada pelo diretor da Escola, Ten. Cel. BM Márcio Romano Corrêa Custódio e pelo subdiretor, Ten. Cel. BM Lúcio Menezes. Além de apresentar um resumo dos trabalhos desenvolvidos, Romano colocou a Escola à disposição para a formação e capacitação dos técnicos da Defesa Civil de Mato Grosso.


Diretor da Escola de Defesa Civil, Ten. Cel. Romano, em conversa com a equipe de Mato Grosso


Com o objetivo de compartilhar conhecimento e construir valores da Defesa Civil, a Escola já capacitou mais de 7 mil pessoas desde a sua criação em 2003. Seus cursos regulares são direcionados  aos profissionais dos órgãos estaduais e municipais de Defesa Civil, com temas como formação de COMDECs (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), gerenciamento de abrigo temporário, avaliação de danos, percepção de risco de de estrutura danificada, dentre outros.




Na manhã de quarta-feira, 04 de novembro, a agenda aconteceu na Superintendência Operacional de Defesa Civil, que fica no Quartel Central do CBMERJ. Numa reunião com a presença do Superintendente Operacional, Coronel BM Marcelo Hess, e seu estaff, a equipe mato-grossense se inteirou das principais ações de Defesa Civil no Rio de Janeiro e pôde dialogar sobre assuntos pertinentes aos dois entes federativos.


Reunião na Superintendência Operacional, com Coronel BM Marcelo Hess e seu estaff




Durante a tarde, o superintendente Cunha Júnior e sua equipe conheceram as atividades desenvolvidas no Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN/RJ), localizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio de Janeiro. A recepção e a apresentação foram realizadas pelo diretor do CEMADEN, Ten. Cel. BM Kempers, que também abriu as portas para a capacitação e repasse de tecnologia nas áreas desenvolvidas por sua equipe. 




Com protocolo de padrões internacionais, o CEMADEN desenvolve atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação na área de meteorologia, hidrologia, geologia e tecnologia da informação. Essas atividades envolvem previsão, preparação, prevenção, e a mitigação do impacto dos desastres por meio do Sistema de Alerta e Alarme por Sirene, cujos resultados têm alcançado a redução contínua de perdas de vidas humanas e materiais nos desastres ocorridos no estado do Rio de Janeiro.


O diretor do Cemaden, Ten. Cel. Kempers, apresentando parte de sua estrutura


Para o o superintendente da Defesa Civil Estadual de Mato Grosso, Tenente Coronel Abadio José da Cunha Júnior, a visita foi bastante útil  “A nossa viagem foi planejada em busca de conhecimento e parceria. A ida ao Rio de Janeiro ocorreu pela facilidade de comunicação com a equipe fluminense. Agora, o esforço será fortalecer essa parceria para aperfeiçoamento de nossas atividades em Mato Grosso. Com essa cooperação, vamos avançar ainda mais nas ações de Defesa Civil e proteger melhor as pessoas”, finalizou Cunha Júnior.






Nenhum comentário:

Postar um comentário