terça-feira, 17 de novembro de 2015

SENABOM 2015: 
APERFEIÇOAMENTO PARA OS BOMBEIROS DA DEFESA CIVIL DE MATO GROSSO

Cida Rodrigues / Publicidade SUPDEC MT

Alguns bombeiros que atuam na Defesa Civil Estadual participaram do XV Seminário Nacional de Bombeiros Militar (SENABOM),  de 11 a 13 de novembro, em Goiânia.


Delegação mato-grossense no SENABOM, com presença de representantes da Defesa Civil

Considerado o maior e mais conceituado evento de prevenção e combate a incêndio do país, o SENABOM possibilitou aos participantes da Defesa Civil o acesso a informações sobre novas tecnologias do mercado, palestras com especialistas nacionais e internacionais e a troca de experiências com profissionais ligados aos setores de prevenção, combate a incêndio, resgate e emergência.




Representaram a Defesa Civil de Mato Grosso no evento os bombeiros militares Capitão Maurício Ferreira, Major Robson Coronel, Sargento Marcelo Fontes, Sargento Alencar e Sargento Redinaldo Almeida, além do profissional de Tecnologia de Informação Marcelo Almeida e de publicidade, Maria Aparecida Rodrigues.


Da esquerda para a direita: major Robson, Sargento Alencar, Sargento Fontes, Sargento Redinaldo e Capitão Ferreira

Durante os três dias de evento a equipe pôde participar de diversas palestras que contribuirão em suas atividades profissionais e até mesmo para a vida pessoal, como a palestra Construindo uma tropa de elite, ministrada pelo consultor dos filmes Tropa de Elite 1 e 2,  o coordenador de operações especiais do BOPE/RJ, Paulo Storani. Também assistiram à palestra As Lições de uma Vida, apresentada pelo astronauta Marcos Pontes, e conhecer um pouco mais sobre a Atividade de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas no Brasil - Capacitação e Resposta, ministrada pelo Tenente Coronel CBM/DF, Paulo José.

Palestrante Paulo Storani, do Bope/RJ

A equipe da Defesa Civil aproveitou também para conhecer a feira com exposição de materiais e equipamentos inovadores na prevenção e combate a desastres. 


Capitão Ferreira conhecendo o inovador detector de presença de vida em estruturas colapsadas

Demonstração de uso de produto para proteção contra incêndio nas estruturas de edifícios
Equipe entendendo como funciona inovação para limpeza e remoção de produtos derivados de óleo 

E teve também os momentos de torcida pelos representantes de Mato Grosso na competições Bombeiros de Aço e Salvamento Aquático.





Agora, confira algumas das atividades realizadas durante o 15º SENABOM.



Competição Bombeiro de Aço

A prova teve o objetivo de estimular a competição sadia entre os bombeiros militares, abrir espaço para o público civil conhecer um pouco das atividades desenvolvidas pelos bombeiros e, ainda, promover a integração entre as corporações da unidade federativa e de outros países.

Por Mato Grosso, os participantes dessa competição foram os bombeiros militares: tenente Izadora Ledur, tenente Brito, sargento Passos e soldado Sena.





1ª Certificação Nacional de Cães

A 1ª Certificação Nacional de Cães tem o objetivo de padronizar a atividade de busca, resgate e salvamento com cães (BRESC), além de realizar a integração entre os principais representantes da atividade no país. 

A representante de Mato Grosso, a cadela Sharon, foi destaque desde o primeiro dia de prova alcançando a pontuação máxima de 200 pontos na busca noturna. 

Depois de três etapas, a cadela labrador ficou entre os sete selecionados e  garantiu o Certificado Nacional de “Busca, Resgate e Salvamento”.



Sharon é conduzida pelo capitão BM Rafael Marcondes e treinada todos os dias no 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Várzea Grande.





Oficina de Combate a Incêndio Real no Simulador Tipo Conteiner
A oficina permitiu aos participantes verificar o comportamento do fogo e, ainda, reforçar o uso correto e as limitações dos EPIs, e a aplicação de métodos para testar e resfriar o ambiente para retardar o flashover.




Além participar da atividade, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso aproveitou para conhecer os procedimentos e equipamentos do treinamento.





1º Campeonato Internacional de Técnicas Verticais de Resgate 

A disputa é destinada a profissionais que atuam em áreas de difícil acesso, bombeiros, equipes de resgate em montanhas, brigadistas de emergências, socorristas, entre outros.


Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Goiás


Campeonato de Salvamento Aquático Sul-americano

O campeonato tem o objetivo de proporcionar conhecimento aos participantes, promover a integração entre os serviços de salvamento e, principalmente, reduzir o número de afogamentos no Brasil e na América do Sul.




Mato Grosso foi muito bem representado nas provas do campeonato pelos bombeiros militares: major Weber, capitão Heitor, tenente Izadora Ledur, tenente Almeida, tenente D. Alves e sargento Passos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário