terça-feira, 22 de março de 2016

NOVA TURMA DE VOLUNTÁRIOS É FORMADA EM CUIABÁ

Em continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), por meio da Superintendência de Defesa Civil, cerca de 100 pessoas participaram do curso para voluntários em Cuiabá, neste final de semana. Durante os dois dias de capacitação, os participantes receberam aulas práticas e teóricas de primeiros socorros, noções de voluntariado, abrigos temporários e combate a princípios de incêndio. Com a conclusão das aulas, os candidatos já passam a integrar a equipe que atuará em próximas ações estaduais.

Entre os novos voluntários está o administrador Edson Mauro Maia da Veiga, que na manhã do último sábado (19) participou de sua primeira ação ao lado da Defesa Civil. Junto com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, a Secid/Defesa Civil levou mais de 500 pessoas às ruas dos bairros CPA I e II em um mutirão de limpeza e combate ao mosquito Aedes aegypti. Para Edson, a experiência lhe deu ainda mais vontade de atuar com voluntário da Defesa Civil.

“Vi que é preciso ter disponibilidade, parceria e muita união para trabalhar em equipe. Gosto da atuação da Defesa Civil porque vejo que ela abre portas para diferentes tipos de trabalho. Por isso me interessei pelo curso, pela oportunidade de desenvolver e aprimorar ações sociais que eu já venho atuando”, contou.

Superintendente da Defesa Civil, tenente-coronel Abadio da Cunha Júnior, ressaltou a importância do voluntariado nas recentes ações do órgão no Estado. Em 2015, foram capacitadas 610 pessoas, das quais muitas participaram de eventos como o #VempraArena, mutirões de limpeza em Cuiabá e municípios do interior, ações de conscientização e outras atividades humanitárias e sociais desenvolvidas pelo Estado.

“É importante que o voluntário saiba que qualquer contribuição reforça nosso trabalho. Às vezes a pessoa acha que não pode ajudar, mas ela tem uma habilidade que se for explorada, resultará em benefícios para todos. Este curso visa também estimular as pessoas a descobrirem no que elas podem nos ajudar”, acrescenta.
Interessado em ser voluntário da Defesa Civil desde quando morava em São Paulo há dois anos, o coach e professor Paulino Yoshida, finalmente conseguiu concluir o curso em Cuiabá. Segundo ele, o que mais lhe chama atenção na capacitação é o envolvimento de pessoas em prol de causas humanitárias, além da possibilidade de ajudar o próximo nas mais diferentes situações.

“A Defesa Civil traz um lado humanista em suas ações, algo que infelizmente vem se perdendo com o tempo. O meu interesse em atuar como voluntário é justamente contribuir com o desenvolvimento humano e suas competências”.

Exercícios práticos na aula de Atendimento pré-hospitalar
Pose pra foto na aula prática de Combate a Princípios de Incêndio


Fonte: Bruna Pinheiro | Secid-MT 
Fotos: Vani Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário