quinta-feira, 19 de maio de 2016

CURSO CAPACITA BOMBEIROS EM AÇÕES DE DEFESA CIVIL 

De quarta, 18, até sexta-feira, 20, Tangará da Serra sedia o curso Ações de Defesa Civil direcionado a coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil da região e bombeiros militares de vários municípios do Estado. A capacitação é oferecida pela Defesa Civil Estadual e foi planejada para atender a necessidade de qualificação de agentes que possam assessorar os municípios mato-grossenses nas decretações e nas ações de prevenção, resposta e reconstrução.

Conforme a comandante da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Tangará da Serra, Capitã BM Poliana Simões, é fundamental a preparação dos bombeiros para atuação nas atividades de Defesa Civil. “Para os bombeiros militares de Mato Grosso é muito importante ouvir, falar e fazer Defesa Civil. Em vários Estados brasileiros a Defesa Civil está inserida nas atribuições do Corpo de Bombeiros. Agora, com esse curso, nós também temos a possibilidade de trocar e compartilhar experiências, qualificando nossos bombeiros e aprimorando ainda mais a nossa atuação. Agradecemos a Defesa Civil Estadual pela  atitude em fazer um curso como esse e agradecemos ainda mais por trazê-lo para Tangará da Serra”, disse a capitã.
Capitã BM Poliana de Tangará da Serra em pose com o tenente BM Lucas Brito de Rondonópolis, tenente coronel BM Cunha Jr. da Defesa Civil Estadual e tenente BM Felipe Augusto de Alta Floresta 
Além 3ª Companhia,  as unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Nova Xavantina, Barra do Garças, Cáceres, Pontes e Lacerda e Alta Floresta enviaram representantes para o curso.  

Para o tenente coronel BM Cunha Jr, superintendente da Defesa Civil Estadual, a participação de bombeiros militares na capacitação vai possibilitar uma importante contribuição  no atendimento à população de todo o Estado.  “como o Corpo de Bombeiros tem uma estrutura regionalizada, os municípios mato-grossenses poderão ter suporte mais ágil desde a prevenção até a reconstrução das áreas atingidas por desastres. Junto com o Corpo de Bombeiros, as ações de Defesa Civil podem ser fortalecidas nos municípios”, explicou Cunha.

Durante a capacitação, os participantes recebem informações sobre os objetivos e definições da área de  Proteção e Defesa Civil, sobre mapeamento de áreas de risco e aprendem a elaborar planos de resposta e plano de trabalho em Defesa Civil e a preencher o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), que é o sistema em que se faz o registro de desastres, a solicitação de reconhecimento federal da situação de emergência  e de estado de calamidade Pública, a solicitação de recursos federais e a respectiva prestação de contas.

O curso Ações de Defesa Civil acontece no laboratório de informática da Escola Municipal Dom Bosco, em Tangará da Serra. Também participam do curso os coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil de Tangará da Serra, Gilvane Mendonça da Silva, e de Nova Olímpia, Valdeci dos Anjos Gonçalves (Braddock).


Fonte: Cida Rodrigues | Publicidade - Defesa Civil Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário