quarta-feira, 13 de julho de 2016

BARRA DO BUGRES RECEBE CURSO DE MAPEAMENTO DE ÁREA DE RISCO 
Visando o aumento da capacidade de resiliência dos municípios, a Defesa Civil/Secid realiza no município de Barra do Bugres, o curso de capacitação de coordenadores municipais de Proteção e Defesa  Civil e servidores que trabalham com base cartográfica municipal e cadastro mobiliário, para inclusão dos dados no GeoCidades (Sistema de Informações Urbanas Municipais). 
O curso possibilita que os representantes aprendam a fazer o mapeamento de risco, para auxiliar o plano diretor do município, como também agir na articulação de prevenção e resposta no caso de desastres. Além disso, são orientados quanto à organização mínima que as cidades devem ter nos casos de emergência.

Segundo o coordenador de Prevenção e Preparação da Defesa Civil, Benedito de Araújo Gomes, esta é a primeira etapa do curso no ano de 2016. Ainda ressalta a importância das Defesas Municipais estarem qualificadas para qualquer eventual situação. “Vamos trabalhar todo Estado, para que todos possam estar aptos a atender seus municípios”, destaca.

Entre as competências desenvolvidas no curso também estão o desenvolvimento da leitura de informações referente ao georreferenciamento (GPS), realização de leitura básica em cartografia.

O coordenador da Defesa Civil de Tangará da Serra, Giovani Mendonça conta que o estudo deixa as cidades mais independentes em suas ações, além do conhecimento que é indiscutível. “ É um aprendizado que vai deixar os municípios mais preparados para mapear os riscos que podem afetar a vida da população”.

O curso tem carga horária de 48 horas de estudo e deve acontecer durante toda semana, com encerramento da sexta-feira (15). Participam representantes dos municípios de Barra do Bugres, Tangará da Serra, Nova Olímpia, Campo Novo do Parecis e Porto Espiridião. Todos serão certificados pela Escola de Governo.


Fonte: Larissa Malheiros | Assessoria de Imprensa - Defesa Civil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário