quarta-feira, 20 de julho de 2016

ENCONTRO NACIONAL DISCUTE POLÍTICAS PARA DEFESA CIVIL NOS ESTADOS

Mato Grosso está participando das discussões nacionais para elaboração de políticas públicas para as Defesas Civis nos estados. O assunto é tema da X Reunião do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec), que ocorre na cidade de São Paulo.

O secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, tenente-coronel BM Abadio da Cunha, que acompanha o evento, diz que esse é o momento de traçar as diretrizes para os estados na área da Defesa Civil.

O Congepdec é pautado justamente em assuntos sobre a avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas com o Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), como a articulação da implementação da política nacional da categoria. O evento começou na manhã de terça-feira (19.07) e deve encerrar nesta quarta-feira (20.07).
Outro objetivo do evento é promover e intensificar a aproximação das Defesas Civis com os órgãos das administrações estadual e federal pertinentes, visando à integração de esforços. Entre as ações pretendidas estão realizar o intercâmbio com organizações nacionais e internacionais, para o aprimoramento técnico-profissional e científico dos integrantes, bem como, promover estudos com pesquisas interdisciplinares nas áreas de prevenção, preparação, resposta e reconstrução.

Abadio da Cunha revela que o encontro é o momento de elaborar novos direcionamentos para atender as necessidades de cada Estado. “Vamos buscar as formas eficazes e eficiente para ações que envolvam das defesas civis, e atender os anseios da sociedade para a manutenção da normalidade social”, destaca o coronel.
O primeiro dia do evento iniciou com palestras sobre: Eventos climáticos severos; Sistema de Predição de Deslizamento de Encosta; Novo Cenário do Brasil sobre Riscos e Desastres; O papel da entidade internacional Office Foreign Disaster Assistance - OFDA/USAID (Estados Unidos) nas gestões de desastres; Desastres Sazonais no Amazonas; Plataforma Androide e Mapeamento de áreas de risco; Sistema de tecnológico de monitoramento e controle de operações de segurança e Defesa Civil.

A quarta-feira (20) foi reservada para a apresentação do Estatuto do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil. Logo em seguida, será deliberada a eleição diretiva do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil.

Fonte: Larissa Malheiros | Assessoria de Imprensa Secid
Fotos: Congepdec

Nenhum comentário:

Postar um comentário