quarta-feira, 13 de julho de 2016

MATO GROSSO PARTICIPA DE PROJETO QUE DARÁ ORIGEM A MANUAL NACIONAL

Mato Grosso vai contribuir com o estudo que servirá de base para formulação de um novo manual da Defesa Civil em todo país. O secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto, e o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, tenente-coronel Abadio José da Cunha Júnior, se reuniram nesta sexta-feira (08.06) com uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), na sede da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), para debater o assunto.

Os representantes da Sedec nacional apresentaram aos secretários de Mato Grosso como é realizado o Projeto Manuais e suas aplicações futuras. Segundo eles, a equipe viaja pelo Brasil para levantar as demandas daqueles que utilizarão o material, bem como entender o funcionamento e a atuação dos órgãos de proteção e defesa civil dos municípios e estados.

O trabalho em questão é elaborado pela Defesa Civil nacional, com o apoio do Grupo Interlegis de Tecnologia (Gitec), que também estava presente no encontro na Secid.  

Durante a conversa, o secretário Eduardo Chiletto explicou um pouco da política da Secid na área de gestão de riscos, ressaltando a implantação do Plano Diretor nas cidades mato-grossenses. Conforme ele, o trabalho abarca 15 consórcios municipais e prevê a instalação de coordenadorias da Defesa Civil no interior. O adjunto da Defesa Civil complementou dizendo que Defesa Civil atua hoje para estruturar as ações nos municípios.

A explanação chamou atenção dos representantes nacionais da Sedec, que elogiaram as ações regionais, destacando a concepção de sustentabilidade e gestão de riscos.


O Manual

O novo documento trará uma compilação de conhecimentos de cunho nacional e servirá como um guia para orientar tanto na gestão da Defesa Civil, quanto nas emergências diárias enfrentadas pela população. O manual terá itens como conhecimento de riscos, prevenção e gestão de desastres.

Participaram da reunião a coordenadora da gestão de Projeto Manual, Claudia Dutra e a equipe técnica e de gestão do trabalho Beate Frank, Isadora Timbó e Álvaro Souza.

Fonte: Ivana Maranhão | Assessoria Secid-MT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário