sexta-feira, 19 de agosto de 2016

EMOÇÃO MARCA CERIMÔNIA DE ENTREGA DA MEDALHA DE HONRA DA DEFESA CIVIL

Por: Larissa Malheiros | Assessoria Secid
Fotos: Edson Mauro Veiga

Família de Domingos Iglesias recebendo a homenagem 
Momentos de reconhecimento e emoção marcaram a cerimônia de entrega da Medalha de Honra Mérito da Defesa Civil, que aconteceu na noite desta quinta-feira (18), no Salão Nobre Clóves Vetoratto no Palácio Paiaguás. Foram 22 pessoas agraciadas pelos serviços prestados à sociedade brasileira. Além disso, houve homenagens ao Patrono da Defesa Civil, Domingos Iglesias pelo legado deixado ao criar a instituição no Estado, e ao agente da instituição, sargento BM Juliano Teófilo, falecido no mês passado.

Na ocasião estiveram presentes primeira-dama do Estado, Samira Martins e também personalidades lendárias da política mato-grossense como o ex-governador Frederico Campos, amigo pessoal do patrono, bem como o ex-governador, Julho Campos. Também participaram do evento o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto e o secretário Adjunto de Proteção e Defesa Civil, tenente coronel Abadio da Cunha, entre outras autoridades. Servidores da Secretaria das Cidades também foram agraciados com a honraria. 
O secretário Adjunto de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel, Abadio da Cunha, revela que a medalha é uma forma de agradecer as pessoas que fizeram e fazem parte de ações que acolhem a sociedade. “Nosso slogan é ajudar o próximo. Por isso, sabemos que todos que receberam essa lembrança, com certeza esteve presente na vida de muitos brasileiros na hora de uma necessidade extrema, seja desastre ou social. Também não podemos esquecer, que o Patrono da Defesa Civil é um estímulo para continuar trabalhando a fim de minimizar problemas vividos pela população”.

O secretário Eduardo Chiletto lembrou a história de Domingo Iglesias na Defesa Civil e frisou a importância do reconhecimento do trabalho prestado ao Estado. “O trabalho da Defesa Civil é muito bonito e importante, eles vão até as pessoas em situação de emergência, de risco. Muitas vezes na hora da dor e da angústia. E pessoas como o Domingos, que dedicou 32 anos a este trabalho, precisam ser reconhecidas. É uma homenagem muito justa, que deveria ter sido feita há muito tempo”, disse.
Dispositivo de autoridades que contou com a presença da primeira-dama, Samira Martins, do secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto, do pró-reitor de extensão do IFMT, Levi Pires de Andrade, dentre outros
Também participou da noite de honras o coronel José Roberto, do Rio de Janeiro. Segundo ele, a homenagem é importante para mostrar a família o tempo dedicado ao outro “Isso é importante como reconhecimento e materialização do trabalho, dedicação e muitas vezes da ausência. Homenagem merecida pelo trabalho feito de coração e não por obrigação”, frisou.

 A emoção tomou conta de grande parte dos convidados presentes durante a homenagem ao sargento BM Juliano Teófilo, falecido no dia 28 de julho passado aos 42 anos. Jovem, ele dedicou dez anos de trabalho na Defesa Civil.

O tenente coronel BM Abadio da Cunha lembrou a perda e entregou uma homenagem à família do militar. “Perdemos um grande homem, irmão, amigo e confidente. Perdi um dos meus generais”, disse emocionado.

“A vida do meu filho era essa instituição. Ele estava pronto a qualquer hora para servir. Sempre me dizia da satisfação e alegria em proteger, cuidar e salvar o próximo. Todo trabalho dele foi por amor e ele está recebendo essa homenagem onde estiver. Nossa família também se alegra pelo reconhecimento da dedicação de Juliano”, disse dona Iramaia de Moraes da Silva, mãe do sargento.

Entrega da homenagem à família de Juliano Teófilo
Uma noite que entra pra história justamente porque consagra aqueles(as) que fizeram e fazem parte da história da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso.



Confira a lista de quem recebeu a honraria:
José Pedro Taques – Governador do Estado de Mato Grosso
Dra. Samira Martins - Primeira Dama do Estado de Mato Grosso
Juliana Fiusa Ferrari – Secretária Adjunta de Administração Sistêmica – SECID
Juliana Zini – Chefe de Gabinete – SECID
Cel PM RR Dival Pinto Martins Correa – Superintendente da Cruz Vermelha 
Cel BM Sandro dos Santos Caillava – Comandante Geral Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar - MT
Ten Cel BM José Carlos Barbosa – Comandante Regional VI – Tangará da Serra
Ten Cel BM Licínio Ramalho Tavares – Coordenador do 16º Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militar 2016 - MT
3° Sgt BM Marcelo Augusto Granja Fontes – Gerente de Logística Operacional
Maj BM RR José Carlos da Silva Costa - Agente Defesa Civil
Eduardo Henrique Cardoso - Agente Defesa Civil
Engenheiro Domingos Iglesias Filho
Elarina Pinho
Erimar Bezerra – Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Rondonópolis 
Galvão Cebalho – Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Porto Esperidião
Cícero Guilherme da Silva – Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Jauru
Valdeci dos Anjos Gonçalves – Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Nova Olímpia
Oscar Amelito Alves dos Santos “In Memorian” – Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Cuiabá
General Adriano Pereira Junior - Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil
Cel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira – Defesa Civil SP – Presidente do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil
Cel BM Fabiano Marchetti Bonno – Defesa Civil - ES
Cel BM Múcio Ferreira dos Santos – Defesa Civil - GO
Cel PM Adilson Castilho Casitas - Defesa Civil - PR
Rafael de Azevedo Carrera – Coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável - VG
Múcio Calvoso Teixeira – Analista do Meio Ambiente da SEMA
3º Sgt BM Juliano Teófilo da Silva - Agente Defesa Civil “In Memorian”







Anteriormente à solenidade, no dia 09 de agosto, a medalha já havia sido concedida aos que compuseram o Conselho de Concessão da Medalha de Honra ao Mérito da Defesa Civil, responsável por indicar quais pessoas seriam condecorados. O  secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, tenente coronel Cunha, foi incumbido de presidir o Conselho que foi composto por: 
Eduardo Cairo Chiletto - Secretário de Estado de Cidades;
Anderson Luiz Chignalia de Amorim - Superintendente de Proteção e Defesa Civil;
Cap BM Maurício Ferreira da Cruz - Coordenador de Administração e Logística;
Benedito de Araújo Gomes - Coordenador de Prevenção e Preparação de Proteção e Defesa Civil;
3º Sgt. BM José Bruno de Souza Filho - Gerente de Monitoramento de Área de Risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário