segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Consultas da Caravana da Transformação começam nesta terça-feira

Thiago Andrade | Gcom-MT 

Foto: José Medeiros / Gcom-MT
A terceira edição da Caravana da Transformação começa nesta terça-feira (08.11), no município de Canarana (823 km a Leste de Cuiabá). Pessoas com mais de 55 anos de todos os municípios da região Araguaia podem procurar o Estádio Municipal de Canarana para ter acesso à consulta oftalmológica de graça. Caso necessite, o paciente também poderá fazer cirurgias de catarata e pterígio em unidades móveis instaladas na cidade, com equipamentos de última geração.

Segundo o secretário de Estado de Governo, José Arlindo de Oliveira, que coordena a Caravana da Transformação, os três primeiros dias da iniciativa terão como foco as ações em saúde, com consultas oftalmológicas. Também na área de saúde, Arlindo destaca que a edição de Canarana será a primeira a oferecer atendimento odontológico, tendo crianças e adolescentes como público-alvo. Neste caso, também foram preparados veículos para fazer o atendimento.
Voluntários de Defesa Civil ajudarão na recepção e no atendimento das pessoas
A expectativa da organização é que sejam feitas mais de duas mil cirurgias oftalmológicas na terceira Caravana. Até o momento, 27 municípios da região já confirmaram que levarão pacientes para os atendimentos. “A Caravana da Transformação depende muito do apoio dos municípios. Canarana abraçou a causa e está sendo parceira na realização desta terceira edição. As prefeituras da região também estão nos dando apoio e levarão pacientes para realizar as consultas, exames e cirurgias”, disse.

Por dia, serão realizadas 800 consultas oftalmológicas. Caso sejam identificados problemas como catarata e pterígio, os pacientes serão encaminhados para cirurgias nas unidades móveis de saúde instaladas no local. Todos os procedimentos são acompanhados por equipes da Vigilância Sanitária e os pacientes têm a garantia de acompanhamento médico em todas as etapas do tratamento.

Além destes atendimentos, a Caravana da Transformação também contempla ações de cidadania, que nesta edição serão realizadas nos dias 11 e 12 de novembro (sábado e domingo). Nos dois dias, serão realizados serviços de emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho e Carteira de Pescador Amador). Também serão ofertadas orientações sobre combate à violência contra a mulher, seleção para vagas de trabalho pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), entre outros benefícios.

Nos dias 11 e 12, chamados “Dias D”, a Caravana da Transformação contará com a participação do governador Pedro Taques. Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo Estadual receberá demandas dos prefeitos e consórcios e buscará solução para problemas enfrentados pelos municípios do Vale do Araguaia.
Mais de 150 pessoas, divididas em três turmas, foram capacitadas pela Defesa Civil para atuar como voluntário na terceira edição da Caravana


Nenhum comentário:

Postar um comentário