quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Secretário visita Coxipó do Ouro após inundação de casas
Ana Sampaio | Secid-MT 

O secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos, visitou o distrito do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, para ver a situação das casas inundadas pelas fortes chuvas no local. Acompanhado do deputado estadual José Domingos Fraga, Wilson colocou a secretaria adjunta de Proteção e Defesa Civil à disposição do município para auxiliar nas ações de retomada da normalidade na localidade.

No total, cerca de cem famílias foram afetadas pelas fortes chuvas que provocaram o transbordo do rio Coxipó e afluentes, entre eles, o rio Claro. “Viemos verificar quais as necessidades das famílias. Estamos colocando a nossa secretaria para auxiliar os moradores do Coxipó do Ouro no que precisarem para voltar à normalidade o mais rápido possível”, disse o secretário, que conversou com vários moradores da comunidade para ter conhecimento dos problemas.

O coordenador de resposta e reconstrução da Defesa Civil, major BM Washington Duarte, explicou que os primeiros atendimentos no Coxipó do Ouro já foram feitos pela coordenadoria da Defesa Civil de Cuiabá, que está levantando as perdas causadas pela inundação. “Após os dados oficiais vamos colaborar com aquilo que for preciso para atender as necessidades básicas dos moradores como, por exemplo, filtros de água e colchões”, exemplificou.

As chuvas tiveram início nas primeiras horas desta segunda-feira (21.11), provocando a cheia do rio Coxipó. A projeção é que o volume de água tenha ultrapassado sete metros na região da ponte do Coxipó do Ouro, chegando às residências.

Conforme o vice-presidente da associação de moradores, João Alves, a água atingiu cerca de 300 moradias. “Foi um susto, mas graças a Deus a água baixou. Agora vamos ficar alertas e terminar o levantamento de dados para recebermos os auxílios da Defesa Civil. Além disso, foi necessária a interdição da nossa ponte para passagem de carros e estamos aguardando a prefeitura para realizar os trabalhos para que seja liberada”, contou.

O episódio pode ter sido caudado devido à grande quantidade de chuva deste mês. De acordo com relatório da Defesa Civil emitido nesta terça-feira (22.11), choveram 200 milímetros nos 21 dias de novembro, uma média de 9,5 mm por dia. O mês já é o segundo mais chuvoso de 2016.

Histórico

Às margens do rio Coxipó, o distrito do Coxipó do Ouro foi criado em 1938. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população no ano de 2010 era de 731 habitantes, espalhada em cerca de 470 moradias particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário