terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

COMUNICADO

A Defesa Civil de Mato Grosso informa que monitora diariamente a precipitação acumulada e o nível de água no Estado, em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), Agência Nacional de Águas (ANA), dentre outros órgãos.

Apesar do período de intensas chuvas no Estado, a Barragem da Usina de Manso, de propriedade de Furnas, encontra-se segura e com suas operações sob controle, de acordo com informações da Diretoria Operacional responsável pela hidrelétrica.

No entanto, conforme último aviso emitido pelo INMET, o acumulado de chuva no Estado traz riscos potenciais de alagamentos e de transbordamentos de rios. Por isso, a orientação é se proteger dos danos que as enchentes e alagamentos podem provocar:

* Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;

* Se estiver numa área inundada, procure evitar o contato com a água;

* Evite cruzar pontes em que o nível do rio subiu;

Não se abrigue debaixo de árvores isoladas;

Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos e trilhos;

Mantenha-se longe de fiação elétrica exposta;

Se estiver dirigindo, aos primeiros sinais de alagamento procure áreas elevadas para estacionar e aguarde o nível da água baixar.

Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil

Nenhum comentário: