quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

DEFESA CIVIL ESTADUAL CAPACITA COORDENADORES DE SEIS MUNICÍPIOS DO NORTÃO EM SINOP
Fonte: Só Notícias/Cleber Romero (foto: assessoria/Thaiane Paes)

Dezesseis profissionais das cidades de Santa Carmem, Vera, Guarantã do Norte, Tangará da Serra, Sorriso e Sinop estão sendo capacitados pela Defesa Civil Estadual para atuarem como coordenadores regionais. A capacitação começou, na última terça-feira, na sede da Escola Técnica Estadual (Secitec), localizada na avenida dos Flamboyants, no bairro Jardim Jacarandás. O treinamento termina, esta tarde.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Wagner Rosa Soares, disse, ao Só Notícias, que os coordenadores terão autonomia de reportar todas as informações emergenciais dos munícipios, o que poderá facilitar o envio de recursos financeiros. “Precisamos destes profissionais para que eles possam reportar a real situação de cada município. Será este coordenador que vai nos manter informados. Ele fará o acionamento e iremos até o município fazer monitoramento da situação. Com estes coordenadores será possível a liberação de recursos mais rápido. Temos um tempo determinador para adicionar informações no sistema. Com este profissional, daremos agilidade no processo”.

Soares explicou que os profissionais recebem capacitação de como agir em situação de emergência, criação de uma coordenadoria local e conhecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil. “Eles devem montar uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e realizar os trabalhos necessários nos municípios. Estamos preocupados com as chuvas dos últimos dias e aproveitando para fazer esses treinamentos. Na semana passada, passamos por Alta Floresta e reunimos representantes de oito município daquela região”.

Na próxima segunda-feira, o treinamento será realizado com representantes de municípios na região de Juína. “Estamos trabalhando na região Norte e capacitando coordenadores para que acaso ocorra algum desastre o município esteja preparado. Além disso, já estamos trabalhando operação de combate à dengue”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário