quarta-feira, 8 de março de 2017

QUINTA EDIÇÃO DA CARAVANA DA TRANSFORMAÇÃO COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA

Fonte: Julia Oviedo | Gcom-MT

Quase 300 voluntários capacitados e supervisionados pela Defesa Civil de Mato Grosso fazem o acolhimento e orientação dos pacientes

Crédito: Júnior Silgueiro | Gcom-MT
O Parque Municipal Vereador Wilson Souza Rézio, localizado no município de São José dos Quatro Marcos, está com uma cara diferente. Parte da estrutura de 9mil m² já está montada para receber a quinta edição da Caravana da Transformação, que começa nesta terça-feira (07.03) e vai até o dia 17 de março.

Neste primeiro dia de atendimentos, serão oferecidos consultas e exames oftalmológicos para a população do município. Aproximadamente 800 atendimentos serão realizados diariamente, sendo que a partir da próxima quinta-feira (09.03) começam a ser feitas as primeiras cirurgias de catarata, pterígio e yag laser.

Além de Quatro Marcos, outros 13 municípios receberão atendimento. Para isso, um cronograma de atendimentos foi definido entre a coordenação de Saúde da Caravana da Transformação e os secretários municipais de saúde. As Prefeituras das cidades envolvidas são responsáveis pela regulação, transporte e alimentação dos pacientes.

A coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena, lembra que todas as pessoas que buscarem atendimento oftalmológico no evento devem levar documento pessoal e Cartão SUS atualizado. Além disso, o horário de chegada ao local do evento também deve ser observado.

“Os atendimentos têm início às 6h. Contudo, é necessário que todos os pacientes passem pelo credenciamento logo na entrada, por isso o ideal é que as pessoas cheguem até às 5h”, explicou Simone.

Os atendimentos oftalmológicos estão divididos em duas etapas. As consultas e exames serão realizados desde o primeiro dia de evento até 13 de março. Já as cirurgias ocorrem de quinta-feira (09.03) até 17 de março, último dia de evento. Os atendimentos pós-operatórios serão realizados no Ginásio Poliesportivo João Manah, próximo ao local de evento.


Voluntários da Caravana

Para o acolhimento dos pacientes, logo na entrada do evento, 294 voluntários foram capacitados pela Defesa Civil de Mato Grosso desde fevereiro. A cerimônia de entrega dos certificados ocorre nesta segunda-feira (06.03), às 19h, no Ginásio Poliesportivo João Manah. O evento contará com a presença do coordenador-geral da Caravana, secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira, e autoridades locais.


Municípios atendidos

Além de Quatro Marcos, as outras cidades atendidas são: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco e Salto do Céu.
Crédito: Mayke Toscano | Gcom-MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário