segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Defesa Civil de Mato Grosso informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos


População Mato Grossense poderá receber alertas SMS em caso de desastres naturais, a partir desta segunda-feira (19), será inaugurado o sistema IDAP - (Interface de Divulgação de Alertas Públicos) no Estado de Mato Grosso.

Agora, sempre que surgir uma situação de risco, você poderá ser informado, diretamente em seu telefone. Para isto basta cadastrar seu telefone gratuitamente e pronto. Você recebera avisos por SMS em caso de alertas, o sistema tem o objetivo de prevenir, orientando as pessoas quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.
O Serviço de Alertas por SMS é coordenado pelo Ministério da Integração, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel. É gratuito e tem como objetivo orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.
É um serviço inédito no Brasil. "Temos buscado tecnologias que permitam à população estar informada de forma preventiva", destacou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na ocasião do lançamento da terceira fase do sistema. "Com a informação, com a tecnologia, podemos poupar vidas e diminuir todos os impactos dos desastres naturais que acontecem pelo Brasil". Desde a implantação, em fevereiro de 2017, foram enviadas 19.387 mensagens de alertas, informando comunidades sobre o risco de desastres. Nos seis estados onde o serviço está ativo, já são 1,8 milhão de celulares cadastrados.

"A população recebe a mensagem informando o que irá acontecer e quais ações ela deve tomar a fim de evitar que as pessoas sejam atingidas por esses desastres", informa Élcio Barbosa, diretor do Cenad, Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração. Ele salienta, ainda, a importância da participação popular junto à Defesa Civil da sua cidade, justamente para conhecer quais medidas devem ser adotadas diante do recebimento de um alerta dessa natureza.

Como  Funciona: 

A mensagem de cadastro começa a ser enviada a partir do dia 19 de Fevereiro, para todos os telefones celulares ativos no estado: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse". Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário já está apto para receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP.
Os alertas serão produzidos e enviados pelo Cenad, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

"Se o morador, eventualmente, não receber o SMS, ele mesmo pode enviar o CEP para o 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. A partir daí receberá as informações da Defesa Civil", explica o ministro Helder Barbalho. "Com o sistema consolidado, seguiremos avançando para que até o mês de março todos os estados do Brasil estejam disponibilizando o serviço, a fim de evitar vítimas, danos e, de um modo geral, diminuir os efeitos dos desastres naturais no Brasil".


Por Assessoria de Comunicação
Publicação: 16/02/2018 | 15:36
Última modificação: 19/02/2018 | 12:28

Nenhum comentário:

Postar um comentário