terça-feira, 27 de novembro de 2018


Monitoramento de Áreas de Risco no Município de Barra do Garças – MT


A equipe da Defesa Civil, realizou uma visita no Município de Barra do Garças com objetivo de acompanhar e prover suporte técnico e logístico aos geólogos da CPRM no levantamento das áreas com risco alto e muito alto de inundações, alagamentos e deslizamentos, no município de Barra do Garças.

A setorização de riscos geológicos tem por finalidade a identificação, a delimitação e a caracterização de áreas ou setores de uma encosta ou planície de inundação sujeitas a ocorrência de Processos destrutivos de movimento de massa, enchentes de alta energia e inundações. Todo o acervo de dados é disponibilizado no site da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) para órgãos e instituições do governo federal, de estados e de municípios que atuam na prevenção e no monitoramento de eventos climáticos catastróficos, visando contribuir para a redução dos danos e para a diminuição das perdas, de vidas e materiais, relacionadas aos desastres.

A CPRM é o órgão responsável pelo mapeamento das áreas de risco em municípios, onde suas ações começam pela setorização, passando pela Carta Geotécnica e por fim Carta de Risco.

Nesta primeira fase será feita a ação de setorização as áreas com risco alto e muito alto de inundações, alagamentos e deslizamentos, no município de Barra do Garças com técnicos do órgão e acompanhamento de técnicos da:

- Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil;
- Secretaria de Estado de Meio Ambiente; e
- Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município de Barra do Garças;

Os trabalhos de campo incluem o levantamento estimado do número de moradias e pessoas afetadas ou passiveis de serem afetadas. São indicadas as intervenções estruturais e não estruturais, tais como obras de contenção, drenagem, remoção de moradias, entre outras intervenções.

Bairros setorizados no Município de Barra do Garças:
Vale do amanhecer, Dermat, Bairro União, Alta Boa vista, Santo Antônio, Nova Barra, São Sebastião entre outros.

Fonte: Lohanna Santos
Fotos: GALERIA DE FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário