sexta-feira, 9 de novembro de 2018


REDE ESTADUAL DE EMERGÊNCIA DE RADIOAMADORES – REER


Na data de 02 de outubro do corrente ano, foi publicado o decreto de nº 1.676, que cria a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores – REER, no Estado de Mato Grosso.

Com a finalidade de prover ou suplementar as comunicações em todo o território estadual, quando os meios usuais forem insuficientes ou não puderem ser acionados, em razão de desastres naturais ou humanos.

A Rede Nacional de Emergência de Radioamadores – RENER, foi criada pela Portaria Ministerial MI-302, de 24 de outubro de 2001, publicada no Diário Oficial da União n º 201, Seção I, de 26 de outubro de 2001, com o objetivo de suprir os meios de comunicações usuais, quando os mesmos não puderem ser acionados, em razão de desastre, situação de emergência ou estado de calamidade pública.
O Ministério da Integração, criando a RENER e colocando a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE como coordenadora da operação conjunta Defesa Civil e Radioamadores reconhece, oficialmente, o valor do radioamadorismo e dos Radioamadores brasileiros.
Poderão participar da REER, em caráter voluntário, pessoas físicas portadoras do Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER), expedido pela Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL.
Para ser radioamador é necessário que o voluntário seja capacitado através de curso promovido pela Proteção e Defesa Civil.
A nomeação dos Radioamadores que irão compor a rede dar-se-á por meio de Portaria, por indicação do Secretário Adjunto de Proteção e Defesa Civil.

A importância do Radioamador, quando solicitado para ajudar em situações de desastres ou calamidade pública, em que seu serviço voluntário seja realizado em benefício da população é de grande importância para as operações da Proteção e Defesa Civil

Para saber mais acesse o link:

Fonte: Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário